Planejamento Estratégico

2024 - 2028

Apresentação

O Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Fazenda do Acre (Sefaz), ciclo 2024-2028, é o produto final do projeto de desenvolvimento do programa de gestão estratégica orientada para resultados.

Construído de maneira colaborativa, o processo de elaboração do planejamento estratégico estabeleceu novos objetivo se iniciativas pautados nos compromissos presentes e futuros da Secretaria. O desenvolvimento contou com a participação de servidores e colaboradores da Sefaz,sob a coordenação do Grupo Gestor criado pela Portaria Sefaz Nº 449, de 15 de maio de 2023. A construção foi apoiada pelo assessoramento metodológico do Instituto Publix.

Dado o conjunto de atribuições essenciais desempenhadas pela Instituição, o Planejamento Estratégico busca traduzir a identidade organizacional da Secretaria estabelecendo os principais objetivos, indicadores e projetos que direcionam a sua atuação.

O projeto partiu do pressuposto fundamental que aponta para a necessidade de instituir um planejamento estratégico baseado na transparência, eficiência e inovação. Esses aspectos balizaram todo o processo de construção, fundamentado num amplo diagnóstico situacional, que permitiu a servidores e colaboradores da Secretaria exporem suas perspectivas acerca da Sefaz e o contexto no qual está inserida.

Este Planejamento Estratégico, elaborado em consonância com a Agenda Acre 10 anos, tem entre seus principais atributos a justiça fiscal e o compromisso com o desenvolvimento. Tais características se refletem em todo o plano e norteiam, principalmente, o conjunto de 10 objetivos estratégicos estabelecidos para conduzir a Secretaria em sua missão de contribuir com o bem-estar social, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado.

É esse o compromisso que a Secretaria da Fazenda firma com o Estado do Acre e a sua população, apresentando neste documento a via estratégica que tornará esse projeto possível.

Legislação