Brasão_do_Acre
ESTADO DO ACRE
sECRETARIA DE eSTADO DA fAZENDA
PORTARIA SEFAZ Nº 904, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2023
. Publicada no DOE nº 13.655, de 20 de novembro de 2023

Dispõe sobre os procedimentos de investigação prévia no âmbito da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ/Acre.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso de suas atribuições constitucionais e legais que lhe confere o Decreto nº 4.059-P, de 05 de junho de 2023, publicado no Diário Oficial nº 13.550, de 07 de junho de 2023;

 CONSIDERANDO a necessidade de a Administração Pública se auto-organizar, visando o bom funcionamento do serviço público, assim como a disciplina de seus administrados, zelando pelo cumprimento da legislação aplicável aos servidores, mediante apuração de denúncias que envolvam possíveis irregularidades e ilegalidades relacionadas à ética e à disciplina destes no âmbito da Secretaria de Estado da Fazenda;

CONSIDERANDO que o art. 27 da Lei n.º 13.869, de 5 de setembro de 2019, criminaliza a abertura de procedimento investigatório administrativo à falta de qualquer indício da prática de crime, de ilícito funcional ou de infração administrativa, ressalvado a apuração preliminar;

CONSIDERANDO que a apuração prévia objetiva a busca pela justa causa, a fim de respaldar o juízo de admissibilidade;

CONSIDERANDO que a ausência de julgamento ou punição do procedimento dispensa a exigência de lei em sentido estrito, conforme normatização no âmbito federal;

CONSIDERANDO a indispensável apuração prévia nas denúncias ou representações sem indícios de autoria e de materialidade suficientes para imediata instauração dos procedimentos correcionais acusatórios;

CONSIDERANDO a Despacho nº 19/2023/SEFAZ – CORFAZ (SEI 8977826) exarada pela Corregedoria Fazendária – CORFAZ;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 0715.012452.00013/ 2023-24.

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar as normas que disciplinam os procedimentos investigativos instaurados no âmbito da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ/Acre.

CAPÍTULO I

Dos Procedimentos Investigativos

Subseção I

Da Investigação Preliminar Sumária

Art. 2º A Investigação Preliminar Sumária – IPS constitui procedimento investigativo de caráter preparatório no âmbito correcional, não contraditório e não punitivo, de acesso restrito, que objetiva a coleta de elementos de informação para a análise acerca da existência dos elementos de autoria e materialidade relevantes para a instauração de processo correcional.

Parágrafo único. No âmbito da IPS será apurada a existência de autoria e materialidade que sirva de justa causa e embase o juízo de admissibilidade para a propositura da abertura do processo correcional.

Art. 3º A IPS será instaurada de ofício ou com base em representação ou denúncia recebida pelo titular da unidade setorial de correição, inclusive denúncia anônima.

§ 1º A Corregedoria Fazendária – CORFAZ emitirá manifestação a fim de respaldar a instauração de procedimento prévio.

§ 2º A apuração prévia ficará a cargo da CORFAZ, podendo o Secretário de Estado da Fazenda supervisionar a instrução da IPS, zelando pela completa apuração dos fatos, observância ao cronograma de trabalho estabelecido e utilização dos meios probatórios adequados.

§ 3º A instauração da IPS será realizada por despacho, dispensada a sua publicação.

Art. 4º Após instaurada, a IPS será processada diretamente pela CORFAZ, devendo ser adotados atos de instrução que compreendam:

I – exame inicial das informações e provas existentes no momento da ciência dos fatos pela autoridade instauradora;

II – realização de diligências e oitivas;

III – produção de informações necessárias para averiguar a procedência da representação ou denúncia a que se refere o caput do art. 3º desta portaria; e

IV – manifestação conclusiva e fundamentada que indique o cabimento de instauração de processo correcional, a possibilidade de celebração de Termo de Ajustamento de Conduta – TAC ou o arquivamento da representação ou denúncia a que se refere o caput do art. 3º desta portaria.

Parágrafo Único. Os atos no âmbito da IPS poderão ser praticados individualmente pelo Corregedor ou quem o substitua, observado o disposto no § 1º do art. 3º desta portaria.

Art. 5º O prazo para a conclusão da IPS não excederá 180 (cento e oitenta) dias.

Parágrafo único. O prazo de que trata o caput poderá ser suspenso quando houver necessidade de aguardar a obtenção de informações ou a realização de diligências necessárias ao desfecho da apuração.

Art. 6º Ao final da IPS, o responsável pela condução deverá recomendar:

I – o arquivamento, caso ausentes indícios de autoria e indícios da materialidade da infração e não sejam aplicáveis penalidades administrativas;

II – a instauração de processo correcional cabível, caso conclua pela existência de indícios de autoria, prova de materialidade e viabilidade da aplicação de penalidades administrativas; ou

III – a celebração de TAC.

Art. 7º No âmbito da SEFAZ/Acre, a instauração da IPS e a decisão quanto ao seu arquivamento compete ao Secretário de Estado da Fazenda.

Subseção II

Da Sindicância Investigativa

Art. 8º A Sindicância Investigativa – SINVE constitui procedimento investigativo de caráter preparatório, não contraditório e não punitivo, de acesso restrito, destinado a investigar falta disciplinar praticada por servidor público quando a complexidade ou os indícios de autoria e materialidade não justificarem a instauração imediata de processo correcional.

Art. 9º A SINVE poderá ser conduzida por um único servidor efetivo, lotado na CORFAZ, ou por comissão composta por dois ou mais servidores efetivos, atribuindo-se a presidência a um de seus membros no ato instaurador.

§ 1º A instauração da SINVE será realizada por despacho, pelo Secretário de Estado da Fazenda, dispensada a sua publicação.

§ 2º Não se exige o requisito da estabilidade para o sindicante ou para os membros da comissão de SINVE.

§ 3º Admite-se a designação de suplente para substituir membro da comissão durante os afastamentos legais deste, devendo o substituto atuar exclusivamente nestes períodos.

Art. 10. O prazo para a conclusão da SINVE não excederá 60 (sessenta) dias e poderá ser prorrogado por iguais períodos sucessivamente.

Parágrafo único. O prazo previsto no caput deste artigo poderá ser suspenso quando houver necessidade de aguardar a obtenção de informações ou realização de diligências necessárias ao desfecho da apuração.

Art. 11. O relatório final da SINVE deverá ser conclusivo quanto à existência ou não de indícios de autoria e materialidade de infração disciplinar, e recomendar:

I – o arquivamento, caso ausentes indícios de autoria e materialidade da infração e não sejam aplicáveis penalidades administrativas;

II – a instauração de processo correcional cabível, caso conclua pela existência de indícios de autoria e materialidade e de viabilidade da aplicação de penalidades administrativas; ou

III – a celebração de TAC.

Art. 12. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Rio Branco/AC, de 13 de novembro de 2023.

José Amarísio Freitas de Souza
Secretário de Estado da Fazenda

PORTARIA SEFAZ Nº 904, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2023
Dispõe sobre os procedimentos de investigação prévia no âmbito da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ/Acre. 1841 downloads 27-11-2023 13:18 Download
. Publicada no DOE nº 13.655, de 20 de novembro de 2023
Este texto não substitui o publicado no DOE