Brasão_do_Acre
ESTADO DO ACRE
DECRETO Nº 841 DE 11 DE NOVEMBRO DE 1996

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso de suas atribuições legais, na forma do artigo, 78, Item VI da Constituição Estadual e tendo em vista  o disposto da Lei 845, de 12.12.85.

D E C R E T A:

Art. 1º O art. 4º do Decreto n. 08, de 20.10.80, passa a ter a seguinte redação:

“Art. 4º – As alíquotas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, são:

      I – 2% (dois por cento) para  carros de passeios, inclusive de esporte e de corrida, bem como camionetas de uso misto a veículos utilitários;

II – 1% (um por cento) para veículos mencionado no inciso anterior detentores de permissão para transporte público de passageiro e demais veículos, inclusive motocicletas, ciclomotores, veículos e maquinas agrícolas.

Art. 2º O art. 8º do referido diploma legal passa a vigorar  com a seguinte redação:

“O pagamento anual do IPVA incidente sobre veículos automotores, sem distinção do algarismo final da placa, far-se-á, em todo o Estado, da seguinte forma:

I – até o último dia útil do mês de fevereiro, em parcela única com direito a redução de 10% (dez por cento)

II –  a partir da data prevista no inciso anterior até o ultimo dia útil do mês de abril, em três  parcelas, sem redução obedecendo o seguinte critério.

a) – 1ª parcela, correspondente a 40% (quarenta por cento) do valor do imposto, deverá ser paga até o ultimo dia útil do mês de fevereiro.

b) – 2ª parcela, correspondente a 30% (trinta por cento) do restante de imposto, até o ultimo dia útil do mês de março; e,

c) – 3ª parcela, correspondente aos 30% (trinta por cento) do restante do imposto, até o ultimo dia útil do mês de abril.

Parágrafo 1º – O IPVA terá seu valor convertido para rela pela UFIR vigente no mês em que ocorrer o pagamento, inclusive nas hipóteses de parcelamento.

Parágrafo 2º – A Secretaria da Fazenda remeterá aos proprietários de veículos automotores carnê devidamente preenchido inclusive com data prefixada para o pagamento.

Art. 3º Para o registro inicial, o imposto será devido a partir da data da emissão da Nota Fiscal que acobertar a aquisição de veiculo.

Art. 4º Os veículos com mais de 20 (vinte) anos de fabricação, ficam isentos do pagamento do IPVA.

Art. 5º Através da expedição de normas, a Secretaria da Fazenda disciplinará quaisquer matéria de que trata este Decreto.

Art. 6º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, especialmente dos Decretos nºs 03/93, 07/94 e 849/75

Rio Branco-Acre, 11 de novembro de 1996, 107 da Republica, 93º do Tratado de Petrópolis  e 34º do Estado do Acre.

ORLEIR MESSIAS CAMELI
Governador do Estado do Acre

Decreto n° 841, de 11 de novembro de 1996 – Altera a Lei nº 845-85 – IPVA
122 downloads 28-06-2021 12:20 Download
Este texto não substitui o publicado no DOE