{"id":24522,"date":"2026-08-27T09:51:58","date_gmt":"2026-08-27T12:51:58","guid":{"rendered":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/?p=24522"},"modified":"2026-09-21T09:52:14","modified_gmt":"2026-09-21T12:52:14","slug":"portaria-sefaz-no-491-de-27-de-agosto-de-2026","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/?p=24522","title":{"rendered":"PORTARIA SEFAZ N\u00ba 491, DE 27 DE AGOSTO DE 2026"},"content":{"rendered":"<p><strong>O SECRET\u00c1RIO DE ESTADO DA FAZENDA<\/strong>, no uso de suas atribui\u00e7\u00f5es constitucionais e legais que lhe confere o Decreto n\u00ba 4.059-P, de 05 de junho de 2023, publicado no Di\u00e1rio Oficial n\u00ba 13.550, de 07 de junho de 2023;<\/p>\n<p>CONSIDERANDO o disposto no inciso XII do art.4\u00ba do Regimento Interno da Secretaria de Estado da Fazenda, aprovado pela Portaria SEFAZ n\u00ba 513, de 20 de junho de 2023;<\/p>\n<p>CONSIDERANDO as inconsist\u00eancias t\u00e9cnicas identificadas no Sistema de Informa\u00e7\u00f5es de Administra\u00e7\u00e3o Tribut\u00e1ria \u2013 SIAT, que comprometeram o regular processamento dos pedidos de corre\u00e7\u00e3o das notifica\u00e7\u00f5es;<\/p>\n<p>CONSIDERANDO as justificativas apresentadas na Comunica\u00e7\u00e3o Interna n\u00ba 92\/2026\/SEFAZ &#8211; DIAT (SEI 0022574551) exarada pela Diretoria de Administra\u00e7\u00e3o Tribut\u00e1ria &#8211; DIAT;<\/p>\n<p>CONSIDERANDO o Despacho n\u00ba 1165\/2026\/SEFAZ &#8211; CGSARE (SEI 0022580902) exarado pela Secretaria Adjunta da Receita Estadual &#8211; SARE; e<\/p>\n<p>CONSIDERANDO o constante nos autos do processo n\u00ba 0715.004312.00120\/ 2026-35.<\/p>\n<p><strong>RESOLVE: <\/strong><\/p>\n<p>Art. 1\u00ba Fica prorrogado para 31 de agosto de 2026 o vencimento, originalmente fixado para 27 (vinte e sete) de agosto de 2026, dos d\u00e9bitos de Notifica\u00e7\u00e3o de Lan\u00e7amento do Imposto sobre Opera\u00e7\u00f5es Relativas \u00e0 Circula\u00e7\u00e3o de Mercadorias e sobre Presta\u00e7\u00f5es de Servi\u00e7os de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunica\u00e7\u00e3o \u2013 ICMS.<\/p>\n<p>Art. 2\u00ba A prorroga\u00e7\u00e3o de que trata esta Portaria n\u00e3o autoriza:<\/p>\n<p>I \u2013 a restitui\u00e7\u00e3o ou compensa\u00e7\u00e3o de quantias eventualmente pagas;<\/p>\n<p>II \u2013 o levantamento, pelo contribuinte ou pelo interessado, de import\u00e2ncia depositada em ju\u00edzo, quando houver decis\u00e3o transitada em julgado em favor do Estado.<\/p>\n<p>Art. 3\u00ba A prorroga\u00e7\u00e3o de que trata o art. 1\u00ba n\u00e3o abrange:<\/p>\n<p>I \u2013 d\u00e9bitos apurados no Demonstrativo de Apura\u00e7\u00e3o Mensal \u2013 DAM ou decorrentes de declara\u00e7\u00f5es mensais;<\/p>\n<p>II \u2013 cr\u00e9ditos tribut\u00e1rios decorrentes de lan\u00e7amento em que seja exigido concomitantemente imposto e multa punitiva por descumprimento da legisla\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria;<\/p>\n<p>III \u2013 hip\u00f3teses em que o Regulamento do ICMS preveja o pagamento do Imposto no momento da apresenta\u00e7\u00e3o da documenta\u00e7\u00e3o \u00e0 reparti\u00e7\u00e3o fiscal para desembara\u00e7o;<\/p>\n<p>IV \u2013 cr\u00e9ditos tribut\u00e1rios decorrentes de opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es que destinem bens e servi\u00e7os a consumidor final n\u00e3o contribuinte do ICMS localizado neste Estado;<\/p>\n<p>V \u2013 ICMS referente \u00e0 substitui\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria retido pelo substituto tribut\u00e1rio ou que a legisla\u00e7\u00e3o imponha ao substituto o dever de reten\u00e7\u00e3o;<\/p>\n<p>VI \u2013 cr\u00e9ditos tribut\u00e1\u00adrios inscritos em D\u00edvida Ativa, parcelados ou n\u00e3o.<\/p>\n<p>Art. 4\u00ba Esta Portaria entra em vigor na data da sua publica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n<p>Rio Branco &#8211; Acre, 27 de agosto de 2026.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Prorroga para 31 de agosto de 2026 o vencimento dos d\u00e9bitos de Notifica\u00e7\u00e3o de Lan\u00e7amento do ICMS. <\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[3,33],"tags":[35],"class_list":["post-24522","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-legislacao","category-portarias","tag-icms"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/24522","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=24522"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/24522\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":24524,"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/24522\/revisions\/24524"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=24522"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=24522"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=24522"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}