{"id":11614,"date":"1985-12-12T10:39:28","date_gmt":"1985-12-12T12:39:28","guid":{"rendered":"http:\/\/sefaz.acre.gov.br:80\/2021\/?p=11614"},"modified":"2023-04-18T14:12:48","modified_gmt":"2023-04-18T17:12:48","slug":"lei-n-845-de-12-de-dezembro-de-1985","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/?p=11614","title":{"rendered":"LEI N\u00b0 845 DE 12 DE DEZEMBRO DE 1985 (Revogada)"},"content":{"rendered":"\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE<\/strong><\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>FA\u00c7O SABER <\/strong>que o Poder Legislativo&nbsp; decreta e&nbsp; eu&nbsp; sanciono&nbsp;&nbsp; a seguinte Lei:<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Art. 1\u00ba <\/strong>Fica substitu\u00eddo, no Estado do Acre, na forma prevista no inciso III, do art. 23, da Constitui\u00e7\u00e3o Federal, o imposto sobre a propriedade de ve\u00edculos automotores, devido anualmente, a partir do exerc\u00edcio de 1986, pelos&nbsp; propriet\u00e1rios de ve\u00edculos registrados e licenciados nesta Unidade da Federa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Art. 2\u00ba <\/strong>O imposto \u00e9 vinculado ao ve\u00edculo e recolhido diretamente pelo contribuinte nas ag\u00eancias dos bancos autorizados pelo regulamento da presente Lei, vedada a exclusividade nos prazos e formas previstas no mesmo.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>\u00a7 1\u00ba <\/strong>No caso de aliena\u00e7\u00e3o, o comprovante do pagamento no imposto ser\u00e1 transferido ao novo propriet\u00e1rio para efeito de registro ou averba\u00e7\u00e3o no \u00f3rg\u00e3o de tr\u00e2nsito.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>\u00a7 2\u00ba <\/strong>&nbsp;No caso de transfer\u00eancia de ve\u00edculos regularizados em outras Unidades da Federa\u00e7\u00e3o, n\u00e3o ser\u00e1 exigido novo pagamento do imposto, respeitando-se o prazo de validade do recolhimento anterior.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>\u00a7 3\u00ba<\/strong> Em raz\u00e3o do ano de fabrica\u00e7\u00e3o, o Governador do Estado poder\u00e1 excluir determinados ve\u00edculos da incid\u00eancia do imposto.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Art. 3\u00ba <\/strong>&nbsp;A base de c\u00e1lculo do imposto \u00e9 o valor venal do ve\u00edculo automotor.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>\u00a7 1\u00ba <\/strong>Para a fixa\u00e7\u00e3o do valor venal poder\u00e1 ser levada em considera\u00e7\u00e3o o pre\u00e7o usualmente praticado no mercado do Estado, os pre\u00e7os m\u00e9dios aferidos por publica\u00e7\u00f5es especializadas, a pot\u00eancia, a capacidade m\u00e1xima de tra\u00e7\u00e3o, o ano de fabrica\u00e7\u00e3o, o peso, a cilindrada, o n\u00famero de eixos, o tipo de combust\u00edvel, a dimens\u00e3o e o modelo do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>\u00a7 2\u00ba <\/strong>No caso de ve\u00edculo novo, o valor venal ser\u00e1 o pre\u00e7o comercial tabelado pelos \u00f3rg\u00e3os competentes ou, na sua falta, o pre\u00e7o \u00e0 vista constante do documento fiscal emitido pelo revendedor ou pela autoridade federal, por ocasi\u00e3o do desembara\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>\u00a7 3\u00ba <\/strong>A base de c\u00e1lculo prevista neste artigo constar\u00e1 de tabela trimestralmente corrigida que dever\u00e1 ser publicada antes do trimestre da ocorr\u00eancia do fato gerador.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>\u00a7 4\u00ba <\/strong>&nbsp;O Governador do Estado poder\u00e1 reduzir a base de c\u00e1lculo do imposto quando a situa\u00e7\u00e3o de ordem tecnol\u00f3gica, estrat\u00e9gica ou pol\u00edtica assim recomendar.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>&nbsp;Art. 4\u00ba <\/strong>As al\u00edquotas m\u00e1ximas do imposto sobre a propriedade de ve\u00edculos automotores s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>I &#8211; <\/strong>sete por cento para carros de passeio, inclusive de esportes e de corrida, bem como caminhonetas de uso misto e ve\u00edculos utilit\u00e1rios;<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>II &#8211; <\/strong>tr\u00eas por cento para os ve\u00edculos mencionados no item I, detentores de permiss\u00e3o para transportes p\u00fablicos de passageiros; e<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>III &#8211; <\/strong>dois por cento para os demais ve\u00edculos, inclusive motocicletas e ciclomotores.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Art. 5\u00ba <\/strong>Do produto da arrecada\u00e7\u00e3o do imposto sob a propriedade de ve\u00edculos automotores cinquenta por cento constituir\u00e1 receita do Estado, cinquenta&nbsp; por cento do munic\u00edpio onde estiver licenciado o ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>\u00a7 1\u00ba <\/strong>&nbsp;As parcelas pertencentes aos Munic\u00edpios ser\u00e3o creditadas em contas especiais, abertas em Ag\u00eancias do Banco do Estado do Acre &#8211; BANACRE, na forma e nos prazos estabelecidos no regulamento.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>\u00a7 2\u00ba <\/strong>&nbsp;O Estado divulgar\u00e1, pelo Di\u00e1rio Oficial, at\u00e9 o \u00faltimo dia do m\u00eas subsequente, o montante do imposto arrecadado e as parcelas transferidas aos munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Art. 6\u00ba <\/strong>S\u00e3o isentos do pagamento de imposto:<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>I &#8211; <\/strong>os ve\u00edculos empregados em servi\u00e7os agr\u00edcolas, que apenas transitem dentro dos limites das propriedades agr\u00edcolas a que perten\u00e7am;<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>II &#8211; <\/strong>as ambul\u00e2ncias;<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>III &#8211; <\/strong>o Corpo Diplom\u00e1tico acreditado junto ao Governo Brasileiro; e<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>IV &#8211; <\/strong>as m\u00e1quinas agr\u00edcolas e de terraplanagem desde que n\u00e3o circulem em vias p\u00fablicas aberta a circula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Par\u00e1grafo \u00fanico. <\/strong>O regulamento dispor\u00e1 sobre a forma do requerimento e recolhimento da isen\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Art. 7\u00ba<\/strong> O registro inicial de ve\u00edculos automotores quando feito at\u00e9 31 de mar\u00e7o de cada ano, ensejar\u00e1 o pagamento proporcional do valor anual do imposto. Dentro de cada trimestre subsequente, o registro determinar\u00e1 a redu\u00e7\u00e3o \u00bc (um quarto) do valor do imposto, por trimestre.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Par\u00e1grafo \u00fanico. <\/strong>O regulamento dispor\u00e1 quanto ao Calend\u00e1rio do recolhimento do imposto e renova\u00e7\u00e3o do registro, podendo ser utilizado o \u00faltimo algarismo da placa do ve\u00edculo, e, dispor\u00e1 sobre o parcelamento do recolhimento, que n\u00e3o poder\u00e1 ser inferior a tr\u00eas parcelas.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Art. 8\u00ba <\/strong>&nbsp;Os propriet\u00e1rios de ve\u00edculos automotores que n\u00e3o efetuarem o recolhimento do imposto no prazo do regulamento ficar\u00e3o sujeito \u00e0 multa de cinquenta por cento calculado sobre o valor do imposto corrigido monetariamente pelas varia\u00e7\u00f5es percentuais das Obriga\u00e7\u00f5es Reajust\u00e1veis do Tesouro Nacional &#8211; ORTN, na ocasi\u00e3o do pagamento.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Art. 9\u00ba <\/strong>O pagamento do imposto sobre a propriedade de ve\u00edculos automotores exclui a incid\u00eancia de taxa ou imposto que grave a utiliza\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Par\u00e1grafo \u00fanico. <\/strong>O disposto neste artigo n\u00e3o se aplica as multas ou san\u00e7\u00f5es previstas no Regulamento do C\u00f3digo Nacional de Tr\u00e2nsito.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Art. 10.<\/strong> O disposto no \u00a7 4\u00ba do art. 1\u00ba&nbsp; n\u00e3o dispensa o propriet\u00e1rio das obriga\u00e7\u00f5es estipuladas no C\u00f3digo Nacional de Tr\u00e2nsito.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Art. 11. <\/strong>O Poder Executivo, no prazo de sessenta dias, expedir\u00e1 Decreto regulamentando a presente Lei.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Art. 12. <\/strong>Esta Lei entrar\u00e1 em vigor na data de sua publica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Art. 13.<\/strong> Revogam-se as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Rio Branco, 12 de dezembro de 1985,&nbsp;97\u00ba da Rep\u00fablica,&nbsp;83\u00ba do&nbsp; Tratado de Petr\u00f3polis e 24\u00ba do Estado&nbsp;do&nbsp;Acre.<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Institui no Estado do Acre o imposto sobre a propriedade de ve\u00edculos automotores e d\u00e1 outras provid\u00eancias.<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[3,31],"tags":[29],"class_list":["post-11614","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-legislacao","category-leis-ordinarias","tag-ipva"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/11614","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=11614"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/11614\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=11614"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=11614"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/sefaz.ac.gov.br\/2021\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=11614"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}